sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Há 33 anos Albino Luciani era eleito Papa

 Há exatos 33 anos, o Colégio de Cardeais elegeu Albino Luciani como Papa. O então Patriarca de Veneza ao aceitar o chamado do Senhor, adotou o nome de João Paulo I.
Procedente de uma família pobre, ele era filho de Giovanni Luciani, socialista, operário que trabalhava em uma fábrica de vidros, muitas vezes obrigado a procurar emprego em países vizinhos; e da católica devota Bertola, que lhe inspirou o desejo de seguir a vida eclesiástica. Assim, enveredando por este caminho, Albino tornou-se padre em 1935, após realizar sua formação em um seminário gregoriano.
john-paul-1-sized.jpg
Luciani adotou o nome de João Paulo I, se tornando o primeiro Papa a escolher um título composto
Sua ordenação se deu na Igreja de São Pedro de Belluno; logo depois assumiu a paróquia de Canale d'Agordo, mas logo a deixou para ensinar religião no Instituto Técnico para Mineiros, onde já se observavam seu carisma e sua popularidade, nascidos principalmente de seu sorriso cativante. Em 1937 ele se torna vice-reitor do Seminário em que estudara, posto no qual permanece até 1947.
Neste mesmo ano, no dia 27 de fevereiro, ele se torna doutor em Teologia Sagrada pela Universidade Gregoriana, em Roma, defendendo a tese intitulada A origem da alma humana de acordo com o Antonio Rosmini. Muito humilde e devotado à idéia de salvar a Humanidade, ele não tinha maiores pretensões; mesmo assim foi transformado em bispo por João XXIII, em 15 de dezembro de 1958; e nomeado Patriarca de Veneza por Paulo VI em 15 de dezembro de 1969, tentando se manter distante de discussões políticas internas no Vaticano. Albino participou também do Concílio Vaticano II, realizado em 1962 pelo Papa João XXIII para discutir a adaptação da Igreja à modernidade.
No dia 5 de março de 1973 ele recebeu nova promoção, desta vez para Cardeal, a convite de Paulo VI.
Aos 65 anos, no dia 26 de agosto de 1978, ele se surpreende ao ser eleito o novo Papa, derrotando o ultraconservador cardeal Giuseppe Siri, considerado até então pela mídia o mais provável ocupante do trono de São Pedro, por 99 votos a 11.
A surpresa foi tão grande que sua primeira reação teria sido recusar o cargo, mas o cardeal holandês Johan Willebrands, a seu lado na Capela, teria convencido o novo Papa do contrário. Eleito, Luciani adota o nome de João Paulo I, primeiro Papa a escolher um título composto, para homenagear os que lhe antecederam, João XXIII e Paulo VI.
Sua doçura, a extrema afabilidade e o incansável sorriso terno lhe valeram o apelido de ‘Papa Sorriso'. O pouco tempo em que permaneceu no pontificado indicava uma intensa humildade, um desconforto com o luxo do Vaticano - ele chegou a recusar a coroação papal, que era opcional, e o transporte em liteiras, ponto em que ele foi obrigado a ceder -, e a intenção de realizar reformas profundas na Igreja, a começar da própria sede do papado.
Ele morreu antes de qualquer tentativa, na madrugada do dia 28 de setembro de 1978, entre 23h30 e 4h30 da manhã, em seus aposentos, no Palácio Apostólico do Vaticano, apenas 32 dias após sua eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário