quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vaticano divulga resumo das atividades do início de 2011


O Vatican Information Service divulgou nesta quinta-feira, 28, um resumo das principais atividades do Papa Bento XVI e da Santa Sé entre os meses de janeiro e março de 2011.


Confira o resumo

Janeiro


14: O Papa Bento XVI autoriza a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto referente ao milagre atribuído a intercessão do Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyla), polonês (1920-2005), Sumo Pontífice.

15: Em conformidade com as disposições da Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus, assinada pelo Papa Bento XVI, em 4 de novembro de 2009, a Congregação para a Doutrina da Fé define orientações para os territórios da Inglaterra e do País de Galles para aqueles grupos de pastores e fiéis anglicanos que expressaram o desejo de entrar em plena e visível comunhão com a Igreja Católica.

24: Apresentação da mensagem de Bento XVI para a 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado no dia 5 de junho), com o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

24. Audiência de uma delegação da Igreja Evangélica Luterana alemã, em Roma, para a conclusão da Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos.

25: Publicação da mensagem do Santo Padre para a Dia Mundial das Missões 2011, a ser celebrada no dia 23 de outubro, com o tema "Como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo 20,21).


Fevereiro

1: Publicação da mensagem de Bento XVI ao 2º Congresso Continental Latino Americano para as Vocações que se realizou em Cartago, Costa Rica, entre os dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

3: Apresentação da mensagem do Santo Padre para o 19º Dia Mundial do Enfermo, realizado no dia 11 de fevereiro.

3: Audiência com o novo Embaixador da Áustria junto a Santa Sé, Alfons M. Kloss, que apresentou suas Cartas Credenciais.

10: Publicação da mensagem do Santo Padre para a 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema: "Propor as vocações na Igreja local", celebrada no dia 15 de maio, 4º domingo do tempo Pascal.

17: O Santo Padre recebe em audiência o presidente russo Dmitry Medvedev.

18: Audiência dos bispos da Conferência Episcopal das Filipinas em visita "ad Limina Apostolorum".

22: Apresentação da mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2011, com o título “Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” (cfr Col 2,12).

24: Audiência com o presidente do Líbano, Michel Sleiman.

28: Audiência com o presidente do Parlamento Europeu, Onorevole Jerzy Buzek.


Março


1: Entra em vigor a “Lei sobre cidadania, residência e acesso à cidade do Vaticano”, promulgada pelo Papa Bento XVI em 22 de fevereiro, festa da Catedral de São Pedro Apóstolo.

2: O Santo Padre recebe em audiência privada a diretora executiva do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (Pam), Josette Sheeran.

3: Audiência do Santo Padre com o presidente do Chile, Sebastián Piñera

3: Audiência com um grupo de bispos da Conferência Episcopal das Filipinas ao final da Visita "ad Limina Apostolorum".

4: Audiência com o presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson.

10: Lançamento da segunda parte do livro “Jesus de Nazaré: Da entrada em Jerusalém a Ressurreição”, de Joseph Ratzinger (Bento XVI), publicado pela Livraria e Editora Vaticana.

15: Lançada no Youtube nova página dedicada a João Paulo II (http://www.youtube.com/giovannipaoloii).

16: Mensagem do Santo Padre ao presidente italiano Giorgio Napoletano, em ocasião do 150° aniversário da união política da Itália comemorada em 17 de março.

18: Apresentação da iniciativa do Pontifício Conselho da Cultura, pelo presidente do dicastério Cardeal Gianfranco Ravasi, denominada “Átrio dos Gentios” - Dois dias de encontro e diálogo entre fiéis e pessoas que não possuem uma fé religiosa, em Paris, realizado nos doas 24 e 25 de março – nova estrutura vaticana permanente destinada a favorecer este diálogo.

20: Visita pastoral do Santo Padre à Paróquia de São Corbiniano para a celebração da Santa Missa e dedicação da nova igreja.

25: Audiência dos bispos da Igreja siro-malankarese ao fim da Visita "ad Limina Apostolorum".

25: O Santo Padre concede a "Ecclesiastica Communio" em conformidade com o artigo 76, paragrafo 2 do Código Canônico da Igreja Orientali, a Sua Santidade Béchara Boutros Raï, canonicamente eleito Patriarca maronita de Antioquia (Líbano), no dia 15 de março de 2011 pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Maronita reunidos em Bkerké (Líbano).

27: Bento XVI faz uma visita privada para o Santuário do Ardeatine para lembrar as 335 vítimas baleadas em 1944 pela SS, organização de defesa do Partido Nazista, em retaliação a um ataque a 33 soldados alemães por um grupo da resistência italiana.

28: Audiência privada com Sua Santidade Chrysostomos II, Arcebispo de Nova Justiniana e de todo o Chipre, juntamento com o padre Demosthenis Demosthenous e doutor Ioannis Charilaou.

Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário