quinta-feira, 14 de julho de 2011

Salesianos completam 128 anos de evangelização no Brasil


Arquivo Salesianos
Primeira casa dos salesianos no Brasil
Os salesianos completam, nesta quinta-feira, 14, 128 anos de missão no Brasil. Eles chegaram, precisamente, no ano de 1883, na cidade de Niterói (RJ) e foram enviados ao nosso país pelo próprio Dom Bosco.

Apesar de ser esta a data oficial da chegada dos salesianos ao território brasileiro, o primeiro contato foi em dezembro de 1875. Naquele ano, a expedição missionária dos salesianos se encontrou com o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda que mais tarde se empenharia, juntamente com Dom Bosco, para trazer os salesianos ao Brasil.

Naquele tempo já havia a presença de salesianos na América Latina, e o salesiano padre Luís Lasagna foi o enviado por Dom Bosco para lançar os fundamentos da obra salesiana no Uruguai. Padre Lasagna já conhecia o Brasil e estava constantemente em contato com Dom Lacerda.

No dia 24 de novembro de 1882, ele envia um relatório a Turim. Sobre o país escreve: “Brasil, o imenso Império do Brasil, é o campo glorioso de trabalho que a Divina Providência oferece, agora aos filhos de São Francisco de Sales. É a hora de eles premiarem, com zelo apostólico, seis anos de ansiosa espera e repetidas promessas”.

Ainda no ano de 1882, após avaliar alguns locais no Rio de Janeiro, padre Lasagna determina a fundação da primeira obra salesiana, o Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói, oficialmente aberto em 1883.

No dia 14 de julho de 1883, os salesianos entraram na baía da Guanabara. Entre a tripulação estavam padre Luís Lasagna, padre Miguel Borghino, padre Carlos Peretto e Domingos Delpiano, o arquiteto salesiano. Logo após a chegada partiram para a residência.

O Colégio Santa Rosa de Niterói foi a primeira obra salesiana instalada no Brasil. Hoje, os salesianos de Dom Bosco estão presentes em todos os estados brasileiros através das escolas, obras de ação social e à frente de diversas paróquias, evangelizando as pessoas com o carisma salesiano.

Confira o vídeo sobre a chegada dos salesianos no Brasil

 
 Fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário