sexta-feira, 22 de julho de 2011

Paróquia de Santana do Matos completa 190 anos

A Paróquia de Santana foi criada em 13 de agosto de 1821, por um decreto do Imperador Dom Pedro I, desmebrada da Paróquia de São João Batista, de Açu. Ela foi a décima primeira paróquia a ser criada no Rio Grande do Norte, quando ainda era do Imperador a determinação de criar uma paróquia. Na época, o Rio Grande do Norte era ligado à Arquidiocese de Olinda e Recife.Nesses 190 anos de história, a Paróquia de Santana foi administrada por cinquenta padres. Os que passaram mais tempo no governo, foram: Pe. João Teotônio, 49 anos, e Pe. Lúcio Gambarra, 19 anos.
Foto: José Bezerra

Igreja Matriz de Santana, no centro de Santana do Matos
A Paróquia de Santana abrange, atualmente, os municípios de Santana do Matos e Bodó, compreendendo 56 comunidades, e é administrada pelo Pe. Josino Raimundo da Silva. O território geográfico, somando os dois municípios, é de 1.674 Km², e uma população de 13.319 habitantes, sendo 12.894, em Santana do Matos, e 2.425, em Bodó.

Cinco Pastorais atuam na Paróquia: Dízimo, Juventude, Catequese, Familiar, Criança e Batismo. Também atuam: Movimento da Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática, Coroinhas, Terço das Crianças e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

Programação festiva

A festa em comemoração aos 190 anos da Paróquia de Santana será realizada no período de 17 a 26 de setembro. A programação será aberta, no dia 17, com um show com o Padre Zezinho. No dia 18, será realizado um desfile envolvendo todas as comunidades da paróquia, intitulado: “Santana, cada canto, um encanto”. Dia 19, Santana receberá a visita da Paróquia de São João Batista, de Açu. Dia 20, haverá celebração do Sacramento da Crisma, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. As Paróquias de São José, de Angicos, e de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael, visitarão Santana, nos dias 21 e 22, respectivamente. O dia 23 terá uma programação dedicada à juventude. No dia 24, haverá celebração de casamentos comunitários. Crianças receberão o Sacramento da Primeira Eucaristia, dia 25.
A programação será encerrada no dia 26, às 17h, com missa, presidida pelo Arcebispo. Após a missa, será partido um bolo com 190 metros de comprimento. Os festejos são coordenados pelo atual administrador paroquial.“Para mim, é uma graça estar numa paróquia que completa 190 anos de evangelização”, encerra o Pe. Josino.


Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário