terça-feira, 19 de julho de 2011

Morre o bispo emérito de Bacabal, dom Henrique Johannpoetter .

domHenriqueJohannpoetterFaleceu na manhã desta terça-feira, 19, por volta das 8h30, em São Luís (MA), o bispo emérito da diocese de Bacabal (MA), dom frei Henrique Johannpoetter (OFM), 78. Segundo o bispo diocesano de Bacabal, dom Armando Martin Gutierrez, dom Henrique sofreu na manhã de ontem, 18, um infarto e foi levado às pressas para o Hospital São Domingos, da capital São Luís.
Em nota, dom Armando relatou as causas da morte. “Insuficiência respiratória aguda, acidente vascular encefálico isquêmico e aneurisma dissecante aorta tipo I”, comentou o bispo.
Ainda na nota, dom Armando deixa uma mensagem de agradecimento pelo trabalho de dom Henrique na diocese de Bacabal. "O nosso querido Dom Henrique continuará vivo em nossos corações pela convivência e pelo seu trabalho missionário prestado à Diocese de Bacabal, soberrtudo em favor dos jovens", destacou o bispo.
O corpo de dom Henrique será velado durante todo dia de hoje na Igreja Nossa Senhora da Glória, em São Luís. Às 15h acontece uma celebração de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de São Luís e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário da Silva. De acordo com a nota de dom Armando, “o corpo será levado para Bacabal e, a partir das 20h, será velado na paróquia de São Francisco das Chagas. Amanhã, dia 20 de julho, às 16h, será celebrada a Santa Missa presidida por dom Armando Martins Gutiérrez, e em seguida haverá o sepultamento”.
Dom frei Henrique Johannpoetter nasceu na Alemanha no dia 23 de junho de 1933. Foi ordenado em 20 de janeiro de 1989 em Bacabal. Teve sua renúncia aceita em 10 de abril de 1997. Ele estudou Filosofia e Teologia na Alemanha e português em Ipuarana (PB), além de Prática de Pastoral em Aracaju (SE). Foi bispo coadjutor de Bacabal em 1989 e o segundo bispo diocesano da mesma diocese entre 1990 e 1997. Seu lema episcopal era “Santificado seja o vosso nome”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário