terça-feira, 26 de julho de 2011

Bispo da recém-criada Diocese de Naviraí é ordenado na Bahia

O Bispo da recém-criada Diocese de Naviraí (MS), Dom Ettore Dotti, é ordenado na Catedral Senhora Santana, na Diocese de Serrinha (BA)
A Santa Missa de Ordenação Episcopal de Monsenhor Ettore Dotti, nomeado Bispo para a recém-criada Diocese de Naviraí (MS), foi celebrada na noite desta sexta-feira, 22, na Catedral Senhora Santana, na Diocese de Serrinha (BA). O presidente da cerimônia foi o Bispo Diocesano, Dom Ottorino Assolari. Dom Ettore Dotti foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI no dia 1º de junho de 2011 e, até agora, realizava sua missão sacerdotal junto à diocese baiana.

O ritual de ordenação iniciou com a invocação ao Espírito Santo, com o cântico Veni Creator. Na sequência, o Bispo eleito foi apresentado pelo pároco da futura Catedral da Diocese de Naviraí, Pe. Jair Görlach. Outro momento forte foi a leitura da Bula Papal pelo Vigário Geral da Diocese de Serrinha, Pe. Antônio Elias Cedraz.

Na homilia, Dom Ottorino Assolari enfatizou a importância do ministério Episcopal para a Igreja e o seu múnus – Governar, Ensinar e Santificar. Em seguida, após a confirmação do Monsenhor Ettore Dotti, ocorreu a Prece Litânica, em que a Igreja peregrina na terra se une à Igreja Celeste. O ritual seguiu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, a unção da cabeça e a entrega dos evangelhos e das insígnias.

Um dos momentos fortes da celebração foi o da benção Episcopal de Dom Ettore Dotti a todos os fiéis presentes na Catedral. Os agradecimentos finais foram expressos pelo Arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos,e pelo Superior Geral da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo, à qual pertence Dom Ettore Dotti, Pe. Michelangelo Moioli. Em seguida, falou o representante do clero de Serrinha, Pe. Charles Bastos, e o representante do clero de Naviraí, Pe. Jair Görlach.

Dom Ettore Dotti também expressou sua gratidão e os desafios que espera na nova missão. “Para mim, é um novo recomeço, onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto”, disse. Dom Ottorino Assolari agredeceu a Dom Ettore por ter sido padre do clero da sua Diocese, por ser da mesma congregação e por ter sido seu noviço no seminário, laços que se transformaram em uma sólida amizade.

Foi a primeira cerimônia de ordenação de um Bispo na Diocese de Serrinha, que tem apenas seis anos de criação. A cerimônia contou com a presença de 12 bispos da Bahia, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes o Arcebispo de Feira de Santana (BA), Dom Itamar Viam; o Arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Luiz Gonzaga Pepeu; o Arcebispo de Aracaju (SE), Dom José Palmeira Lessa; o Arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos; o Bispo de Alagoinhas (BA), Dom Paulo Romeu Bastos; o Bispo Emérito de Alagoinhas (BA), Dom Jaime Mota de Farias; o Bispo de Paulo Afonso (BA), Dom Guido Zendron; o Bispo de Bom Fim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano; o Bispo de Campo Mourão (PR), Dom Franciso Javier Delvalle Paredes; o Bispo de Dourados (MS), Dom Redovino Rizzardo; o Bispo de Eunápolis (BA), Dom José Edson Santana Oliveira; e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Newark (Nova Jersei - Estados Unidos) e natural da cidade de Nova Fátima, Diocese de Serrinha, Dom Edgar da Cunha. Cerca de 40 padres de diversas regiões da Bahia e do Brasil, e também da Itália, além de membros da família e de amigos de Dom Ettore, participaram da Santa Missa.

Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário