quinta-feira, 21 de julho de 2011

Angelus no Cristo Redentor é novidade do Muticom deste ano


Turistas rezam o Pai Nosso de mãos estendidas para o Cristo Redentor, após a oração do Angelus
Em meio às tantas atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece no Rio de Janeiro, os participantes têm a oportunidade de vivenciar momentos de espiritualidade, como a oração das laudes, das vésperas e a celebração da Missa, todos os dias.

A novidade do evento deste ano é que, exatamente ao meio-dia, a programação acadêmica é interrompida para acompanhar a transmissão, ao vivo, da oração do Angelus direto do Cristo Redentor - um símbolo católico, da cidade do Rio de Janeiro e local da primeira transmissão radiofônica do Brasil.

Acesse
.: Fotos do encontro no Flickr

O reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, destacou que esse é o único Santuário a céu aberto no mundo, "onde a parede é o horizonte e o teto é o céu". Ele afirmou que, após ter se tornado um lugar sagrado e reconhecido pela Igreja, "todo esse espaço ganhou uma nova razão de existir".

"Aqui está o símbolo maior da nossa fé, é a representação simbólica de nosso Senhor Jesus Cristo, em um gesto que remonta a cruz - por Ele estar de braços abertos - mas, ao mesmo tempo, é o Cristo Ressuscitado. Toda essa realidade teológica e simbólica presente aqui comunica o acolhimento perfeito a todos os visitantes e, hoje, se cria essa justa integração entre as realidades turística, da fé e ecológica - a obra está dentro da maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca", destacou.

O monumento. inaugurado em 12 de outubro de 1931, completa 80 anos daqui a dois meses e recebe em média 12 mil visitantes por dia, provenientes de diversos países. O lugar já foi visitado também por diversas personalidades, lembra padre Omar, citando o próprio Papa João Paulo II, e até mesmo o cardeal Joseph Ratzinger - atual Bento XVI - que visitou o local há mais ou menos 20 anos. E fala da expectativa: "quem sabe Bento XVI não venha aqui..."

A frente do Santuário há cinco anos, o reitor destaca o privilégio de cuidar do local. "Aqui eu tenho a oportunidade de conviver com pessoas de todo o mundo, tenho a alegria de comunicar a fé e, ao mesmo tempo, abençoar quem vem ao Cristo Redentor. A pessoa chega aqui e vê o padre, a capela, o Santíssimo Sacramento, o fluxo de pessoas num clima de fé, isso cria uma integração muito perfeita, e ela sai daqui abençoada de fato. Deus é quem fala a partir do simbolo, a partir da natureza criada e a partir também da presença da Igreja", complementou.

Assista trechos da oração do Angelus no Cristo Redentor


Fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário