sexta-feira, 10 de junho de 2011

Igreja com relíquia de JPII será inaugurada na Polônia



Arquivo
A relíquia, que será translada para a nova igreja na Polônia, é a roupa usada por João Paulo II no dia do atentado, em maio de 1981
Neste sábado, 11, em Cracóvia, na Polônia, será inaugurado o Centro João Paulo II e uma igreja será dedicada ao beato. Na inauguração da igreja, será transladada uma relíquia que está em exposição desde domingo, 5, na Igreja da Divina Providência, em Varsóvia, capital do país.
A relíquia é um retalho das vestimentas sujas com sangue do agora Beato Papa João Paulo II, vestimentas estas que ele estava usando no momento do atentado em maio de 1981.
No domingo à noite, milhares de pessoas participaram da procissão solene com a relíquia desde o centro da capital até a igreja no bairro periférico de Wilanow.
Na tradicional "jornada de gratidão", que a Igreja na Polônia celebra todos os anos no primeiro domingo de junho, os católicos deram graças pela beatificação de João Paulo II.
O Núncio Apostólico na Polônia, o Arcebispo italiano Celestino Migliore, presidiu a Missa em Varsóvia junto ao Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Jozef Michalik, e com o Arcebispo de Varsóvia, Cardeal Kazimiert Nycz.


Atendado que chocou o mundo


No dia 13 de maio de 1981, o Papa João Paulo II sofreu um atentado a tiros quando abençoava a multidão na Praça São Pedro, em Roma. O dramático incidente envolvendo o Pontífice aconteceu por volta das 17h15 (hora de Roma) quando o Papa era conduzido no papamóvel através de uma multidão de cerca de 20 mil pessoas.

O Papa foi atingido por quatro balas disparadas de uma pistola de 9mm a uma distância de 15 pés (menos de 5 metros). Duas dessas balas atingiram o estômago, uma, seu braço direito, e outra, um dedo mindinho. Cirurgiões realizaram uma operação de cinco horas, e duas semanas após o atentado, o Papa deixou o hospital.

Pelo atentado, Mehmet Ali Hagca foi sentenciado à prisão perpétua em julho de 1981. Mais tarde, João Paulo II visitou Agca na prisão e o perdoou. Com a intermediação do próprio João Paulo II, ele deixou a prisão italiana após 19 anos. 
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário