segunda-feira, 6 de junho de 2011

Em audiência, papa Bento XVI recebe mais de mil ciganos de toda Europa



bentoxvipapaNo próximo sábado, dia 11, cerca de 1400 ciganos europeus serão recebidos pelo papa Bento XVI, no Vaticano. Quem dá a notícia é o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, que explica, em nota, que esse encontro se dá por ocasião da peregrinação dos ciganos do Continente Europeu a Roma.
O dia 12 de junho é quando os ciganos comemoram o aniversário de 75 anos de martírio e os 150 anos do nascimento do cigano de origem espanhola, beato Ceferino Gimenez Malla, que viveu de 1861 a 1936.
O presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, arcebispo Antônio Maria Vegliò, irá apresentar ao papa os representantes dos grupos de ciganos peregrinos, dos quais ressalta “o seu crescente empenho pela Igreja, onde podem encontrar força espiritual e ajuda para seguirem suas vidas, muitas vezes marcadas pela marginalização e pela desconfiança”. Ao longo da audiência será destacada a realidade de vida dessas pessoas a partir de quatro breves testemunhos, entre os quais o de Ceija Stojka, cigana católica sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz.
O programa da peregrinação prevê ainda muitas outras atividades em Igrejas e Santuários de Roma.

Os Ciganos

Os ciganos são compostos por diversas etnias, e estima-se que sejam 36 milhões de pessoas dispersas pelo mundo. A maior parte deles vive na Índia, considerada sua terra de origem, onde são 18 milhões. Na Europa, calcula-se que vivam de 12 a 15 milhões de ciganos, com uma alta concentração no leste do Continente. Nos Estados Unidos moram cerca de um milhão e no Brasil 900 mil.
A organização da peregrinação do próximo final de semana foi feita pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, em colaboração com a fundação “Migrantes” da Conferência Episcopal Italiana, a diocese de Roma e a Comunidade Santo Egídio
Fonte: www.cnbb.org.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário