domingo, 1 de maio de 2011

Urna com restos mortais de JPII é exposta para veneração

Urna com os restos mortais de João Paulo II foi exposta para veneração dos fiéis após a cerimônia de beatificação
Os restos mortais do beato Karol Wojtyla - Papa João Paulo II - foi exposto para veneração dos fiéis neste domingo, 1º, logo após a Cerimônia de Beatificação. A urna ficará exposta, no interior da Basílica de São Pedro, diante do altar da Confissão, até às 19h (horário local) desta segunda-feira, 2.

O Papa Bento XVI foi o primeiro a rezar diante dos restos mortais de seu predecessor, logo depois, os cardeais, bispos, chefes de estado e autoridades puderam também se aproximar do corpo de João Paulo II.

Acesse
.: AO VIVO: Acompanhe online a veneração aos restos mortais de JPII


Veja também
.: Todos os vídeos da cobertura
da Beatificação de JPII
.: Página especial da Beatificação de JPII


Para o público presente na Praça de São Pedro as portas se abriram às 13hs, e muitos permaneceram para venerar o novo beato. O fluxo de pessoas se mantém intenso no interior da Basílica e a estrutura de visitação é idêntica à organizada para o seu funeral, ou seja, não se pode parar diante do corpo e a todo momento é recitado a oração do Rosário.

O corpo de João Paulo II não foi exumado, segundo informações da Santa Sé. A nota oficial recorda que os restos mortais do novo Beato haviam sido sepultados dentro de três caixões. O primeiro, de madeira, exposto durante o funeral; o segundo, de chumbo e lacrado; e o terceiro, também de madeira, é o mais externo e visível, extraído do túmulo na manhã de sexta-feira: o seu estado de conservação – especifica a nota – é "bom", embora "manifeste alguns sinais do tempo".

Nesta segunda-feira, está programada uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Tarcísio Bertone, em ação de graças pelo novo beato, marcada para às 10hs da manhã (horário local), na Praça de São Pedro. Horas antes da Celebração Eucarística, a visitação será interrompida, retornando logo após.

 
Capela São Sebastião, onde será depositado o corpo do beato Karol Wojtyla
Vale lembrar que assim que forem concluídas as celebrações pela beatificação de JPII, o caixão será levado à Capela de São Sebastião, com melhor capacidade para receber um volume ainda maior de fiéis no futuro.

"A reposição estável do corpo do Beato sob o Altar da Capela de São Sebastião terá lugar, provavelmente, na noite de segunda-feira, 2, após o fechamento da Basílica", conclui a nota.


Corpo retirado da crípta

O caixão com o corpo de João paulo II foi extraído da Crípta Vaticana, por volta das 9h locais na sexta-feira, 29. Teve lugar um breve momento de oração, com o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, que entoou a Ladainha de todos os santos.

Encontravam-se também o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e os cardeais Giovanni Lajolo e Stanislaw Dziwisz, bem como personalidades da Cúria Romana, irmãs do apartamento pontifício de João Paulo II, e responsáveis da Gendarmaria e da Guarda Suíça.

"A grande lápide tumular, removida e momentaneamente depositada em outro lugar da Cripta vaticana, está conservada intacta e será transportada para Cracóvia, a fim de ser posteriormente colocada numa nova igreja a ser dedicada ao Beato", afirma uma nota.
fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário