quinta-feira, 19 de maio de 2011

Papa coloca juventude como protagonista da paz

O Papa Bento XVI escolheu o tema ''Educar os jovens para a justiça e para a paz'' para o próximo Dia Mundial da Paz
“Educar os jovens para a justiça e para a paz”: este é o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz, a ser comemorado no dia 1º de janeiro de 2012.

O tema, segundo o Boletim da Santa Sé desta quinta-feira, 19, é uma resposta aos problemas do mundo de hoje. Para o Vaticano é preciso “escutar e valorizar as novas gerações nas realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possamos ser plenamente expressos e realizados nos direitos e na liberdade fundamental do homem.

Resulta, então, um dever das presentes gerações dar condições para a expressão livre e responsável, salientou a Santa Sé. “A Igreja acolhe os jovens e os seus organismo como sinal de uma primavera mais promissor e mostra a eles Jesus como modelo de amor que faz “novas todas as coisas” (Ap 21,5), reiterou o comunicado.

Os representantes públicos, salientou a Santa Sé, são chamados a trabalhar para que instituições, leis e ambientes de convivência sejam preservados oferecendo às futuras gerações oportunas de plena realização e trabalho para construção da civilização do amor fraterno coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça.

“A dimensão profética do tema escolhido pelo Santo Padre, que se insere na pedagogia da paz trassada por João Paulo II em 1985 (“A paz e os jovens caminham juntos”), em 1979, (“Para chegar a paz, educar para a paz”) e em 2004 (“Um empenho sempre atual: educar para a paz”).

Os jovens devem ser operadores da justiça e da paz num mundo complexo e globalizado. Por isso, é necessário, salienta a Igreja, uma nova “aliança pedagógica” por parte de todos.

O tema é uma parte importante do magistério de Bento XVI, seguindo os pensamentos das mensagens anteriores: “Na verdade, a paz”, de 2006, que trata do sinal da verdade; “Pessoa humana, coração da paz”, de 2007, um reflexão sobre a dignidade do homem; “Família humana, comunidade de paz”, de 2008; “Combater a pobreza, construir a paz”, de 2009; “Se quiseres cultivar a paz, protejam a criação”, de 2010 e depois em 2011, “Liberdade religiosa, caminho para a paz”.

Fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário