segunda-feira, 23 de maio de 2011

Humanidade nova surge da permanente conversão a Deus, ensina Papa



Montagem sobre fotos / RV e Arquivo
Papa fala sobre exemplo dos Santos Cirilo e Metódio, recordação de que nova Europa deve confiar ''mais ainda nos valores autênticos''
O Papa Bento XVI recebeu em audiência delegações da ex-República Iugoslava da Macedônia e da Bulgária por ocasião das celebrações em honra dos Santos Cirilo e Metódio, copadroeiros da Europa e responsáveis pelo início da pregação evangélica aos povos eslavos.

O Evangelho é capaz de iluminar todos os âmbitos e dimensões da experiência humana, exatamente para torná-la plenamente humana. "A Palavra de Deus chama continuamente à conversão do coração, para que cada decisão, cada escolha seja purificada dos interesses egoístas; e é exatamente desta permanente conversão a Deus que é possível nascer uma humanidade nova", salientou o Santo Padre.

Apesar das dificuldades do anúncio do Evangelho, os dois santos mantinham a confiança no Senhor, animados pelo desejo de fazer conhecer a doutrina cristã. Tornar compreensível e acessível a mensagem da Revelação aos povos foi motivo de unidade para tradições e culturas diferentes, recordou.

"Na acolhida do plano salvífico de Deus, os povos podem reencontrar os fundamentos sobre os quais edificar civilização e sociedade permeadas pelo espírito de reconciliação e convivência pacífica. Não pode existir unidade real sem o respeito pela dignidade de cada pessoa humana e dos seus direitos inalienáveis", ressaltou o Pontífice.


União europeia
O Bispo de Roma também indicou que a corajosa missão de Cirilo e Metódio promoveu uma vasta renovação espiritual e colocou as bases para uma autêntica promoção da liberdade e da unidade da Europa cristã.

"Aos povos europeus, que se abrem nestes anos a novas perspectivas de cooperação, esses dois grandes Santos recordam que a sua unidade será mais sadia se baseada sobre comuns raízes cristãs. De fato, na complexa história da Europa, o Cristianismo representa um elemento central e qualificador. A fé cristã plasmou a cultura do Velho Continente e se entrelaçou de modo indissolúvel com a sua história, a ponto de que essa não seria compreensível se não se fizesse referência aos acontecimentos que caracterizaram antes o grande período de evangelização, e depois os longos séculos em que o Cristianismo assumiu um papel sempre mais relevante", explicou.

É daí que surge a necessidade de a Europa crescer também na dimensão espiritual, no marco da sua melhor história. "A unidade do Continente, que está progressivamente amadurecendo nas consciências e se está definindo também sobre a vertente política, representa uma perspectiva de grande esperança. Para edificar sobre sólidas bases a nova Europa, não basta apelar somente aos interesses econômicos, mas é necessário confiar mais ainda nos valores autênticos, que têm o seu fundamento nas leis morais universais, inscritas no coração de cada homem", finalizou.

Encontro
O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, e contou com a presença de representantes das Igrejas Ortodoxa e Católica de cada país, bem como do presidente do Parlamento da Bulgária, Tsetska Tsacheva, e do presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov. Os dois líderes encontraram-se posteriormente com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado do Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário