quarta-feira, 4 de maio de 2011

Espetáculo conta vida e obra de Irmã Dulce

Irmã Dulce, que será beatificada no próximo dia 22, dedicou toda sua vida à caridade
Mais de 600 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) vão encenar, no dia 22 de maio, uma peça chamada 'Nasce uma Flor', para relatar a vida e obra de Irmã Dulce. Abrindo a programação festiva da cerimônia de beatificação da religiosa, a apresentação artística terá início às 14h, no Parque de Exposições de Salvador (BA).
O espetáculo irá contar, em forma de dança, música e teatro, passagens memoráveis de um dos mais belos exemplos de solidariedade e amor ao próximo. Os estudantes que vão participar da peça fazem parte do complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce, com idades entre 6 e 15 anos.

Acesse
.: Editoria especial da Beatificação de Irmã Dulce


“Vamos mostrar, durante a cerimônia de beatificação, como essa flor brotou no mundo. São episódios marcantes, como a acolhida de Irmã Dulce às crianças que viviam nas ruas. Teremos também a cena do galinheiro, que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio”, revela o diretor geral do teatro, Bira Azevedo.
Dividida em quatro atos, a apresentação artística traz nos objetos cênicos outra atração a parte. “São peças gigantes que ajudarão a contar essa história, desde a boneca Celica, que pertencia à Irmã Dulce, até a réplica da favela de Alagados, retratando um de seus principais locais de atuação”.
A peça está sendo ensaiada há três meses, com ensaios de sete horas por dia, durante quatro dias por semana. Fazem parte do elenco quatro atores profissionais, além de dançarinos, figurinista, coreógrafo e assistentes de direção. Destaque ainda para as roupas que irão compor o figurino dos atores mirins, volume que deve chegar a 900 peças produzidas.

Sobre Irmã Dulce


Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador (BA) no dia 26 de maio de 1914. Conhecida como Irmã Dulce, o 'Anjo bom da Bahia', foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados. Após a beatificação, será chamada de 'Bem-aventurada Dulce dos Pobres'.
A religiosa começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando mendigos que moravam nas ruas da capital baiana. Aos 18, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade.
Em 2000, foi realizada a abertura do Processo Canônico sobre a sua vida, virtudes e fama de santidade. A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência. Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura.
Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação.
fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário