segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tribunal madrilenho ratifica proibição da "procissão atéia"


O Tribunal Superior de Justiça de Madrid (TSJM), ratificou a resolução da Delegação de Governo da Comunidade de Madrid (Espanha), de proibir a realização de uma "procissão atéia", que aconteceria nesta Quinta-feira Santa, 21, vendo que esta feria a liberdade religiosa dos católicos.

"A manifestação, por sua natureza, pode supor um elemento de coação ou intimidação à exteriorização da confissão religiosa católica que se materializa tanto na assistência a templos ou igrejas em tais datas, como na assistência ou presença no discorrer da procissão", assinalaram os magistrados.

A auto-proclamada procissão atéia é uma iniciativa do grupo Ateus em Luta, Associação Madrilenha de Ateus e Pensadores Llivres, e procurava percorrer o centro de Madrid, pelas ruas e praças que têm nomes de inspiração cristã.

Na quinta-feira, a Delegação do Governo em Madrid proibiu esta parte por coincidir em dia e hora com as procissões católicas, estar próxima a uma delas e discorrer por várias paróquias e ruas com nomes cristãos, entre outros motivos. A falha do TSJM acrescenta que se for permitida, poderia "derivar-se em problemas de ordem pública e enfrentamentos".

O tribunal acrescenta que embora seus promotores digam que a intenção é difundir um ideário ateu com valores de racionalidade, isso vai se materializar "mediante um castigo à consciência católica fazendo mal à mesma, sem contemplações e sendo circunstâncias à própria convocatória, a ofensa à religião católica".
fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário