segunda-feira, 7 de março de 2011

Papa acompanha jovens no caminho para saciar "sede de Deus"


 
Papa aos jovens: ''construí vossa casa sobre a rocha, como o homem que 'cavou bem fundo'. Tentai também vós acolher a cada dia a Palavra de Cristo''
Em meio ao crescente números de peregrinos que acorrem à Praça de São Pedro para ouvir as palavras do Papa Bento XVI, a juventude marca presença forte e constante. Isso mostra que o Papa alcança sucesso também na comunicação com esse público.

"Embora a juventude seja outra, diferente, continua a ter um coração que precisa se sentir enraizado em Deus, precisa buscar a água viva, é sedenta por Deus. Na sociedade, o relativismo tomou conta de alguns teólogos. O Papa se coloca profeticamente contra esse tipo de tendência, que é um câncer. Muitos pensam que formatar a religião ao gosto do jovem vai encher a igreja. Que nada! O Papa está nos dando um belo exemplo de como anunciar de modo profético e se comunicar com a juventude", enfatiza o doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade, padre João Carlos Almeida, SCJ, mais conhecido como "Joãozinho".

Uma das grandes provas desse êxito comunicativo é o grande número de participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que chega a mais uma edição neste ano, entre os dias 16 e 21 de agosto.

Para se ter uma ideia, na comemoração dos 25 anos das JMJ, mais de 70 mil jovens de Roma, Lazio e todos os cantos do mundo se encontraram com Bento XVI na Praça de São Pedro.

Acesse.: Mensagem do Papa para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011

.: Podcast: Entrevista com Dom Eduardo Pinheiro, SDB
.: Podcast: Entrevista com padre Joãozinho, SCJ


Logo no início da Mensagem que escreveu para a Jornada deste ano, o Papa destaca: "Gostaria que todos os jovens, tanto os que compartilham nossa fé quanto os que hesitam, duvidam ou não creem, pudessem viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo, de seu amor por cada um de nós".

De acordo com o Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS) e responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, dispor meios para que os jovens possam viver essa experiência representa um desafio para a pastoral da Igreja.

"O Papa quer dizer que Jesus é uma resposta aos jovens, que apresenta uma proposta de vida! Ele sempre desenvolve todos os valores que existem na pessoa humana, independentemente se ela crê ou não. A mensagem do Evangelho qualifica a vida, dá dignidade, defende os direitos da pessoa, inclusive aquilo que existe em todo ser humano – quer ele aceite ou não –, que é a dimensão religiosa", afirma.


Segmento, testemunho e comunidade

Bento XVI diz na mensagem: "A escolha de crer em Deus e segui-Lo não é fácil. Vê-se obstaculizada por nossas infidelidades pessoais e por muitas vozes que nos sugerem vias mais fáceis. Não vos desanimeis, buscai o apoio da comunidade cristã, o apoio da Igreja".
Montagem sobre fotos/CN
Padre Joãozinho, SCJ, e o Bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro
O Papa não engana os jovens e destaca que há, sim, dificuldades no segmento do Senhor. Contudo, ao mesmo tempo, indica a comunidade de fiéis como ponto de apoio para a caminhada.

"Jovem não gosta de desafios pequenos. E essa modernidade 'bolacha murcha' que está por aí tem dias contados com a juventude. Os filhos desses jovens automutilados precisarão de raízes, uma casa edificada, firmeza. Os jovens que nascerão da parcela da juventude morta de hoje, triste, recordarão com grande carinho de pessoas como Bento XVI e de outros que tenham a coragem de apresentar uma mensagem enraizada, edificada e firme em Cristo", acredita padre Joãozinho.

O Papa também propõe uma espécie de desafio para os jovens ao escrever: "Constata-se uma espécie de 'eclipse de Deus', [...] uma verdadeira rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida. Por esse motivo, queridos amigos, convido-vos a intensificar vosso caminho de fé em Deus. Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja".

Aos jovens que creem, esse convite lembra que eles são responsáveis por evangelizar outros jovens, como lembra Dom Eduardo:

"Jesus Cristo precisa ser apresentado. Como aborda o Documento 85 da CNBB [Evangelização da juventude: Desafios e perspectivas pastorais], o problema não é Jesus. O problema é que nós não sabemos comunicar à altura a pessoa e valores de Jesus. Talvez porque muitas vezes nos fechamos em nós mesmos, nos contentamos com a experiência pessoal. Mas ela não transforma o mundo. Quem a fez, automaticamente é provocado a sair às ruas e, dessa maneira, ser missionário verdadeiro".
O Bispo referencial para o Setor Juventude recorda ainda que os jovens possuem uma maneira diferenciada de começar sua participação na vida da Igreja. "Precisa encontrar espaços atraentes, animadores, onde se possam experimentar amizades. O jovem é conquistado pelo coração. E espaços na Igreja que proporcionem isso ajudam o jovem a se encontrar com Jesus e fazer a experiência de Igreja. É uma questão de vida ou morte".

Leia mais.: Papa apresenta mensagem profética para jovens
.: Papa e os jovens: divulgado programa de Bento XVI durante a JMJ
.: Aceleram preparativos para a JMJ 2011 em Madri
.: Papa aos jovens: "Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!"
.: João Paulo II será patrono da Jornada Mundial da Juventude
.: JMJ 2011: campanha incentiva famílias a acolherem peregrinos
.: Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões
.: JMJ será ocasião de fortalecimento da fé, afirma Arcebispo de Madri
.: Jovens se mobilizam para marcar presença do Brasil na JMJ 2011
.: JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
.: JMJ 2011: lançado programa para preparação espiritual dos jovens
.: Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"
.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: inscrições estão abertas
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero
.: Comissão vaticana aprova hino da JMJ 2011
.: Papa recebe boné comemorativo à JMJ 2011
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo
fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário