quarta-feira, 9 de março de 2011

Jejum e caridade são as duas asas da oração, destaca Bento XVI

 
Bento XVI com o prefeito da Casa Pontifícia, James Harvey, e o ssecretário pessoal, Georg Gaenswein. Vista geral da Sala Paulo VI, no Vaticano.
 
O Papa Bento XVI recebeu na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta Quarta-feira de Cinzas, 9, início da Quaresma, milhares de fiéis e peregrinos para a habitual Audiência Geral.

O Papa frisou, na Catequese de hoje, que com "a imposição das cinzas iniciamos o Tempo da Quaresma, autêntico itinerário espiritual que nos prepara para celebrar o mistério pascal de Cristo". Além disso, ressaltou que, neste tempo litúrgico, as penitências praticadas pelos fiéis significam sinais externos da rejeição ao mal e da "fome" da Palavra de Deus.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese do Papa na Quarta-Feira de Cinzas

E ao destacar que a caridade santifica o jejum, o Pontífice explicou que o jejum e a caridade são como "duas asas da oração".
"As leituras da Quaresma deste ano são uma esplêndida catequese que nos ajudam a redescobrir a graça do Batismo. Elas nos convidam a renovar a nossa fidelidade a Deus e abandonar as nossas seguranças humanas para nos confiar completamente no Senhor", disse ainda Bento XVI.
Ao definir, segundo a tradição da Igreja, o que é o tempo quaresmal, caracterizado pelo jejum, caridade e oração, o Santo Padre explica o que significa o rito das cinzas: "As cinzas nos convidam à penitência e à conversão. Através do Batismo, passamos das trevas à luz de Cristo, tornando-nos filhos de Deus, chamados a viver do Espírito do Ressuscitado".
Bento XVI convidou todos os fiéis a seguirem Cristo, que renova constantemente o nosso compromisso batismal. "Que também nós possamos nos dedicar intensamente à oração e à meditação da Palavra de Deus! Abandonando o homem velho que está em nós, poderemos celebrar com dignidade a Ressurreição do Senhor", disse também o Pontífice.

Por fim, o Pontífice fez um resumo, em português, de sua Catequese e saudou os fiéis de língua portuguesa.
 

fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário