quinta-feira, 24 de março de 2011

Igreja reúne autoridades para discutir situação de Abrigo de Idosos

Autoridades eclesiásticas e civis se reuniram, no último dia 18, para discutir a atual situação do Abrigo de Idosos Anízia Pessoa, da Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu. A reunião foi convocada pelo pároco, Pe. Matias Soares, depois que o abrigo foi notificado pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros. O Ministério exige que o Abrigo se adeque à legislação atual, de acordo com o Estatuto do Idoso.
“Convidamos representantes da sociedade civil para essa reunião, porque

precisamos do apoio deles para poder cumprir as exigências”, explica o Pe. Matias. A reunião também contou com a presença do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.
O pároco de São José diz que o resultado da reunião foi positivo. A prefeita, Norma Ferreira, se comprometeu em disponibilizar uma equipe da prefeitura que trabalha com projetos arquitetônicos para fazer uma avaliação da estrutura do Abrigo. “Além disso, ela prometeu que enviará um pedido à Câmara de Vereadores para aprovar, no orçamento municipal, para 2012, uma verba mensal destinada ao Anízia Pessoa”, diz Pe. Matias.

Com mais de trinta anos de funcionamento, o Abrigo se mantém de doações, sendo uma parte da aposentadoria dos internos, os recursos do Governo Federal, no valor de cerca de R$ 1.500,00, e colaborações feitas pela comunidade. Segundo a diretora da instituição, Irmã Iva Guedes, o cumprimento das exigências do Ministério Público, como construir uma estrutura física adaptada às necessidades dos idosos, é quase impossível, no momento atual, porque os recursos conseguidos são usados, quase totalmente, na aquisição de alimentos e medicamentos.
As pessoas podem contribuir com o Abrigo fazendo doações de, especialmente, fraldas descartáveis geriátricas, cestas básicas e adoçantes, já que muitos idosos são diabéticos. Quem deseja fazer doações pode obter mais informações através do telefone: (84) 3273-2319 ou pelo e-mail abrigoaniziapessoa@ig.com.br. Atualmente, o Abrigo acolhe 33 idosos, entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário