segunda-feira, 14 de março de 2011

Igreja e sexualidade: conheça a doutrina sobre o assunto

A sexualidade é dom do Criador, componente fundamental do ser humano e dimensão que perpassa toda a sua existência
As abordagens da doutrina da Igreja Católica sobre a sexualidade possuem sempre o mesmo pano de fundo: entendê-la como fator que afeta profundamente a identidade do ser humano e a ele conferem as características – biológicas, psicológicas e espirituais – que o fazem homem e mulher.

O tema é foco de acalorados debates e discussões e já foi abordado largamente em documentos do Magistério. "A sexualidade é um dom do Criador, mas também uma função que tem a ver com o desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não é integrada na pessoa, a sexualidade torna-se banal e ao mesmo tempo destrutiva. Vemos isto, hoje, em muitos exemplos da nossa sociedade", disse o Papa Bento XVI na Carta aos Seminaristas após o Ano Sacerdotal.

Segundo o médico italiano e membro da Secretaria Internacional do Movimento Famílias Novas, Raimondo Scotto, autor do livro O Amor tem mil faces, "a sexualidade não é uma dimensão acessória, mas um componente fundamental do ser humano, que diz respeito a toda a pessoa. [...] A sexualidade influencia todo o tipo de ação e comportamento da pessoa, dando um caráter próprio às personalidades masculina e feminina de qualquer ser humano. Ela estende a sua influência inclusive à dimensão espiritual da existência. Assim, a sexualidade não é uma coisa agregada ao corpo, um atributo seu, mas é uma realidade intrínseca a cada ser humano, uma dimensão que perpassa toda a sua existência".

A "Declaração Persona Humana sobre alguns pontos de ética sexual", da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), explicita que, "mesmo entre os cristãos, pontos de doutrina, critérios morais e maneiras de viver, até há pouco fielmente conservados, no espaço de poucos anos foram fortemente abalados; e são em grande número hoje em dia aqueles que, perante tantas opiniões largamente difundidas em oposição com a doutrina que eles receberam da Igreja, chegam a perguntar-se o que é que devem ainda manter como verdadeiro".

Nessa perspectiva, vale perguntar: O que a Igreja realmente pensa e ensina sobre a sexualidade? A partir dessa semana, você confere uma série de reportagens especiais sobre o tema, com base em entrevistas e documentos da Igreja que abordam o assunto.


Documentos de interesse.: Declaração Persona Humana sobre alguns pontos de ética sexual
.: Orientações educativas sobre o amor humano – linhas gerais para uma educação sexual
.: Sexualidade humana: verdade e significado

fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário