segunda-feira, 21 de março de 2011

Cristãos na Terra Santa vivem atualidade do martírio, diz Cardeal

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, o Cardeal argentino Leonardo Sandri
O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, enviou uma carta à Igreja Católica em todo o mundo por ocasião da Coleta em prol dos cristãos da Terra Santa. O costume remonta à época dos Apóstolos e recorda o compromisso dos fiéis de todo o mundo de apoiar a comunidade que vive na terra em que Jesus nasceu.

"A Terra Santa espera na fraternidade da Igreja Universal e deseja retribui-lhe através da partilha de uma experiência de graça e de dor que caracteriza o seu caminho. [...] É sensível também a dor pelo acirramento das violências contra os cristãos nas regiões orientais. [...] Os cristãos experimentam a atualidade do martírio e sofrem pela instabilidade ou ausência da paz. O sinal maior segue sendo o seu êxodo contínuo", destaca o Cardeal.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Apelo pela coleta em prol dos cristãos da Terra Santa

O recente Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio e a Visita Papal a Chipre são apontadas pelo prefeito da Congregação vaticana como momentos de graça, que aumentaram o interesse do mundo pela região e fizeram retornar tantos peregrinos aos lugares dos passos históricos de Jesus.
"O presente apelo à Coleta inscreve-se na causa da paz, de que os irmãos e as irmãs da Terra Santa desejam ser instrumentos eficazes nas mãos do Senhor para o bem de todo o Oriente. Ele chega no início do itinerário quaresmal rumo à Páscoa e poderá encontrar o seu ápice na Sexta-Feira Santa, ou em ocasiões consideradas mais favoráveis em cada contexto local. Mas a Coleta é, em toda parte, a via ordinária e indispensável para promover a vida dos cristãos naquela amada Terra", continua.
Por fim, o Cardeal Sandri relembra que o Papa Bento XVI convida os cristãos a irem além da simples ajuda concreta. "A relação deve tornar-se mais intensa para alcançar uma 'verdadeira espiritualidade ancorada na Terra de Jesus'", diz.
"Agradeço, em nome do Santo Padre, aos pastores e aos fiéis de toda a Igreja, na confiança de que estes confirmarão a própria generosidade. É a gratidão sincera comum da Igreja Latina reunida na Diocese Patriarcal de Jerusalém e na Custódia Franciscana, bem como das Igrejas Melquita, Maronita, Sira, Armênia, Caldéia, que juntas compõem a Igreja Católica da Terra Santa", encerra o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário