sábado, 19 de fevereiro de 2011

Palavra do Arcebispo

imagem de Dom Matias
Campanha da Fraternidade 2011 - “ver”
 
Caríssimos irmãos e irmãs
No próximo mês de março, mais propriamente no dia 09, estaremos dando início à Quaresma. Tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal, vivenciaremos um tempo de escuta da Palavra, oração, jejum, caridade, e, sobretudo, conversão. Mais uma vez seremos convocados pela Igreja do Brasil à realização da Campanha da Fraternidade. Neste ano refletiremos o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas: “Fraternidade e a vida no planeta”. O lema será: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)”. A nossa palavra, nestes próximos domingos, será sobre esta temática, abordando a metodologia característica das campanhas: Ver, Julgar e Agir.
No primeiro momento, o “Ver”, deveremos tomar consciência da situação em que se encontra o nosso planeta com a destruição da natureza, considerando as intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, em diversas regiões da terra, de forma cada vez mais intensa e em quantidade crescente. São inegáveis, nos dias atuais, a mudança da temperatura, os temporais e vendavais em regiões onde nunca tinham sido registrados, como em nosso próprio país, as longas estiagens, etc. Também se faz necessário que percebamos como as mãos humanas estão contribuindo para este fenômeno, ameaçando seriamente a vida em geral, especialmente a vida humana, e de uma maneira ainda mais dramática e urgente, a vida dos mais pobres e vulneráveis. Estas alterações climáticas coincidem com o processo de industrialização que se intensificou nos dois últimos séculos. Lembra o Texto Base, no número 25: “A implantação do sistema industrial de produção de bens e o consumo compulsivo, inclusive de produtos supérfluos, intensificou a extração de materiais da natureza e ocasionou profundas transformações na face do planeta”. No século XX a população mundial quadruplicou, a urbanização aumentou dez vezes mais e a produção industrial cresceu quarenta vezes, enquanto a utilização da água passou por um crescimento de nove vezes mais. Tudo isso tem se constituído como um desrespeito ao planeta. A biodiversidade ameaçada, o escândalo da miséria e o aquecimento global, o êxodo rural e êxodo da natureza, a má utilização da água doce e das águas oceânicas, são algumas das alterações percebidas e que precisam ser alteradas com a nossa colaboração.
O objetivo desta Campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade destes fenômenos e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. No próximo domingo veremos o “Julgar” desta realidade.
Que Deus os abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário