segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dom João Carlos Petrini apresenta na coletiva subsídios que valorizam a família

    por: cnbb 
dom petriniO bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, participou na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, da coletiva de imprensa realizada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Dom Petrini falou sobre o lançamento da edição 2013 do subsídio “Hora da Família”, que contem sete roteiros para encontro de famílias, normalmente usado durante a Semana da Família que acontece no mês de agosto, mas que também pode ser uma ferramenta em qualquer época do ano. O subsídio contem ainda dez histórias de casais santos ou a caminho da santidade com processo aberto para beatificação. “São dez casais para dizer como a vida de família também se move durante o horizonte da santidade partilhada entre marido e mulher”, ressaltou o bispo.
O bispo explica que o tema ressalta a transmissão da fé por parte dos pais às suas crianças, uma vez que, geralmente, acumulam atividades profissionais que acabam absorvendo os momentos de lazer e diálogo que teriam com os filhos. Desse modo, o subsídio traz o tema da educação da fé, que segundo dom Petrini, “deveria acontecer através de palavras e gestos”.
Dom Petrini também falou sobre Manual de Bioética contendo 80 páginas, que fará parte da mochila dos jovens peregrinos da JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho próximo. O manual será produzido na quantidade de duas mil cópias e em quatro línguas. “Este é um sinal concreto da colaboração que já existe há muito tempo entre a Comissão Vida e Família e a Comissão da Juventude na CNBB”, lembrou o bispo.
Também será lançada a publicação “Cristo nos ensina a amar”, com 30 perguntas e respostas que ajuda os jovens a refletirem sobre qual caminho melhor para viver o amor e ser feliz dentro da realidade de hoje.
O bispo de Camaçari (BA) contou que está em andamento constituição de algumas comissões diocesanas de valorização, promoção e defesa da vida em cada diocese do Brasil. “A finalidade das comissões é ajudar, especialmente, os adolescentes das escolas a compreender a beleza e a grandiosidade da vida humana, além de destacar como ela pode ser amada, valorizada, acolhida e defendida nas diversas etapas da história”.
No final de sua fala dom Petrini recordou que no mês último final de semana de maio, haverá a Peregrinação Nacional da Família, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. “Já estamos na 5ª edição e nossa intenção é ajudar as pessoas a compreender a beleza do amor humano quando vivido em Cristo e como a comunhão entre marido e mulher para gerar filhos constitui caminho de realização humana e uma fonte inesgotável de realização humana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário