sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Santuário de Fátima recebe a custódia dos manuscritos da Irmã Lúcia

A Diocese de Leiria-Fátima (Portugal), e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima assinaram o acordo que concede ao Santuário a custódia de vários manuscritos originais nos quais a Irmã Lúcia relata fatos e mensagens das aparições da Santíssima Virgem a ela e aos Beatos Jacinta e Francisco Marto. Tratam-se da Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Memórias da Irmã Lúcia, documentos qualificados como "fundamentais para a difusão da mensagem de Fátima".
Santuário de Fátima recebe a custódia dos manuscritos da Irmã Lúcia 1.jpg
Dom Antonio Marto (direita) e o Padre Carlos Manuel Pedrosa
(esquerda) assinam o acordo em nome da Diocese de
Leiria-Fátima, Portugal, e o Santuário de Fátima.
Foto: Santuário de Fátima.
Os manuscritos "são recordações que devem preservar-se como um tesouro, não como quem enterra um tesouro, mas como alguém que se preocupa por ele, com todo o carinho e atenção necessária", declarou o Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antonio Marto. O extraordinário valor espiritual e histórico dos documentos "contêm memórias vivas de um testemunho privilegiado, a Irmã Lúcia, que viveu em primeira pessoa, em companhia de seus primos, este evento sobrenatural". Também indicou que apesar de ter sido comunicado há quase 100 anos, a Mensagem de Fátima "não deixa de ser relevante".
O Reitor do Santuário, Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, explicou alguns detalhes de acordo assinado com a Diocese. "Este protocolo ajuda ao Santuário de Fátima, não só a efetuar a custódia desses documentos, mas fazer um compromisso dirigido até o estudo de uma difusão mais ampla". O aspecto material que possibilitou esta iniciativa é o cumprimento das condições técnicas de conservação e de segurança requeridas por um documento desta natureza. "O Santuário unirá estes documentos a coleção de documentos que requer mais atenção e portanto se armazena em condições físicas mais supervisadas", comentou Daniel Marco Duarte, diretor do Departamento de Investigação e Difusão do Santuário. "O acondicionamento se estudou com todo o cuidado, não somente em termos de controle do meio ambiente (temperatura e controle de umidade), mas também da segurança dos bens".
"Com grande alegria registrou o fato do Bispo confie ao Arquivo do Santuário de Fátima o atesourar esta documentação, na qual se encontram consignadas as informações mais importantes sobre a história da Mensagem de Fátima transmitidas por Lúcia", acrescentou Duarte. "As memórias de Lúcia são assim guardadas no lugar a que elas se referem; seus conteúdos, as mensagens aqui escritas, voltam ao lugar de origem, ao cenário que lhes deu origem". Os manuscritos permanecerão sob custódia do Santuário por, pelo menos, dez anos, segundo o texto assinado pelas partes.
Santuário de Fátima recebe a custódia dos manuscritos da Irmã Lúcia 2.jpg
Fotografia de um dos manuscritos disponíveis na exposição
Segredo e Revelação. Foto: Santuário de Fátima.
O acordo foi assinado no lugar da exposição "Segredo e Revelação", onde está exposto o manuscrito do chamado Terceiro Segredo, cuja propriedade é da Congregação para a Doutrina da Fé. Dita exposição está aberta ao público de maneira gratuita até o dia 31 de outubro e pode ser visitada de forma virtual através da página web desenhada com este fim. Segundo o Santuário, os países estrangeiros que mais visitatam a exposição virtual são (de maior a menor participação): Colômbia, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Itália, México, Rússia e França. (GPE/EPC)


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,

Nenhum comentário:

Postar um comentário