quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Papa nomeia assessor da CNBB para Comissão Teológica Internacional

 
CNBB

O papa Francisco nomeou hoje, 23 de setembro, novos membros para a Comissão Teológica Internacional, entre eles o brasileiro, monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Francisco também renovou o mandato de alguns membros.
A Comissão Teológica foi instituída em 1982, pelo então papa João Paulo II, cuja competência consiste em estudar as questões doutrinais de maior importância, principalmente as que apresentam um aspeto novo, e assim oferecer uma contribuição ao Magistério da Igreja e, de modo especial, à Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano. A Comissão é presidida pelo cardeal Gerhard Ludwig Müller, tendo como secretário geral, padre Serge-Thomas Bonino.
Ao todo, são 31 membros na Comissão Teológica, com participação de bispos, padres, teólogos de diversos países como Estados Unidos, Rússia, Hungria, Brasil, Índia, Peru, Espanha, França, entre outros.
O grupo terá primeira reunião com os novos membros de  1º a 5 de dezembro, para decidir temas que serão trabalhados pela Comissão nos próximos cinco anos.
Trajetória
Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira é natural de Cidade Gaúcha, região de Umuarama (PR). Foi ordenado sacerdote em fevereiro de 2005. Atualmente exerce a função de assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Possui mestrado em Direito Canônico e doutorado em Teologia, ambos cursados na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário