sexta-feira, 2 de maio de 2014

Jubileu do encontro da imagem de Aparecida será “kairós”, diz dom Darci

 
CNBB

O bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, afirmou, em entrevista coletiva, na tarde de sexta-feira, dia 2, que o jubileu do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida será um momento de “kairós” para a Igreja no Brasil. O bispo enumerou várias atividades programadas para o triênio de 2014-2017, como a peregrinação da imagem pelo país.
A imagem da padroeira do Brasil, que foi encontrada em outubro de 1917, no Rio Paraíba do Sul, visitará todas as arquidiocese, dioceses, prelazias e capitais do Brasil a partir do segundo semestre de 2014 até o primeiro semestre de 2017, ano do jubileu. Para dom Darci, o encontro foi uma epifania. “Justamente, Deus quis se manifestar por meio daqueles pobres pescadores, também eles oprimidos, e foi Nossa Senhora, desde o princípio, um sinal de Deus para o nosso povo”, disse.
Durante a peregrinação, serão colhidos pedaços de terra das capitais brasileiras para colocar na coroa da santa que será construída para o jubileu. “Nessas visitas que a imagem fará a cada capital, vai trazer um pouquinho dessa terra simbolicamente para dizer que ela é um fator de unidade nacional”, explicou dom Darci.
Haverá, ainda, um levantamento da história, da arte e do estilo da imagem de Nossa Senhora Aparecida para maior conhecimento do patrimônio.
Está programada para 12 de outubro de 2016, na abertura do ano jubilar, a inauguração do campanário da basílica, obra planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.
O bispo auxiliar também informou que será feito um pedido à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que seja programado um ano mariano, em 2017. Dom Darci deseja reunir todo o povo brasileiro nas celebrações do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Celebrar, envolvendo o povo brasileiro como um todo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a sua devoção fazendo disso um acontecimento da Igreja para, inspirados em Maria, por sua imagem de Aparecida, anunciar nosso Senhor Jesus Cristo, o seu filho e razão da nossa fé”, disse.

Os bispos interessados em receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e que estão participando da 52ª Assembleia Geral da CNBB podem procurar a secretaria do Jubileu dos 300 anos, localizada ao lado da entrada do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
Nossa Senhora de Fátima
Em 2017, os portugueses também terão comemoração mariana. Será o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima. O bispo auxiliar de Aparecida (SP), informou que há planos de que as comemorações sejam feitas em conjunto. Já está programada para este mês a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Aparecida. No próximo ano, a imagem da padroeira do Brasil será levada para Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário