sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bispos participam da entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB

 
CNBB

Comunicadores de diferentes regiões do Brasil marcaram presença na solenidade de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, edição 2014. A cerimônia, realizada na noite do dia 02 de maio, faz parte da programação da 52ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida (SP), e homenageou os profissionais da imprensa, rádio, televisão e cinema, pelos trabalhos prestados em favor da vida, dos valores humanos e cristãos. O mais antigo dos prêmios é o Margarida de Prata, criado em 1967, e já premiou 100 filmes brasileiros. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, confere os prêmios a cada dois anos. 
O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi o anfitrião da noite. O bispo ressaltou a importância dos Prêmios de Comunicação que, ao longo de anos, vem reconhecendo os trabalhos dos profissionais e veículos de comunicação. "A CNBB, ao instituir os prêmios, teve como propósito estabelecer um diálogo com o mundo da comunicação, da cultura e da criação artística e, ao mesmo tempo, reconhecer, valorizar e premiar o trabalho dos profissionais que se empenham no sentido de produzir obras de qualidade que promovam os valores humanos e cristãos", disse.
Este ano, mais de 50 obras foram inscritas nas quatro categorias, com diversidade de temas e nível de qualidade que superou as expectativas da organização. "Desejo que os trabalhos premiados sejam divulgados e que, por meio dessa premiação, outras pessoas deste imenso país possam ser beneficiadas com seus trabalhos, que tiveram o objetivo de dignificar a vida e promover a justiça social", motivou dom Damasceno.
Os prêmios de comunicação vêm incentivando a promoção de uma sociedade democrática e cidadã, comenta o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação. “Queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Nos chamou atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto podemos contar com profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos”.
Também esteve presente na cerimônia o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello, que reafirmou o apoio e o reconhecimento da Igreja aos profissionais de comunicação.
Riquezas do Brasil
Uma cerimônia cultural organizada no auditório da TV Aparecida trouxe apresentações musicais com participação de grupos de dança e teatro da região. Obras famosas da literatura e da poesia fizeram parte da programação, que resgatou a cultura brasileira. 
Os profissionais premiados receberam estatuetas na categoria em que concorreram. São quatro os troféus: Margarida de Prata para o cinema, Clara de Assis de Televisão, dom Helder Câmara de Imprensa e Microfone de Prata para o rádio. Trechos das obras foram exibidas ao público que pode acompanhar a transmissão, ao vivo, pelas tvs de inspiração católica e por mais de 230 emissoras afiliadas a Rede Católica de Rádio.
Confira os ganhadores:
Margarida de Prata – a) Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiçaos advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.
2. Clara de Assis – a) reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.
3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) a reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem Especial – Jornada Mundial da Juventude, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, do Jornal da PUC-Rio.
4. Microfone de Prata – a) categoria entretenimento, Programa - Faixa Neojiba, da Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador - b) categoria jornalismo, Jornal Primeira Hora Rádio, da rádio Rio Mar da Arquidiocese de Manaus; c) categoria religioso, - Sala Franciscana, da Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo, d) menção honrosa, Bíblia Deus com a Gente, da Paulinas Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário