terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Conselho de cardeais volta a se reunir com o Papa

 Redação/CN


Danusa Rego/CN Roma
Padre Federico Lombardi informou jornalistas nesta manhã sobre nova reunião do conselho de cardeais
O conselho de cardeais criado pelo Papa Francisco para auxiliá-lo no governo da Igreja, incluindo a reformulação da constituição apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana, reuniu-se nesta terça-feira, 3, na Casa Santa Marta. Chamado popularmente de “G8”, o grupo segue com as reuniões até quinta-feira, 5.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que os cardeais concelebraram a Missa com o Papa nesta manhã e depois permaneceram em reunião por cerca de 3h.

Na reunião de hoje o Papa esteve presente. Eles continuaram examinando questões sobre a Cúria Romana e trataram de questões referentes aos dicastérios. Em um primeiro momento, eles se concentraram em questões referentes à Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Segundo padre Lombardi, o trabalho do Conselho prevê aprofundamentos e não apenas retoques na Pastor Bonus. O desejo não é fazer sós melhorias marginais, mas pode resultar em uma nova constituição apostólica sobre a Cúria Romana.

O sacerdote também informou a possibilidade de um convite ao novo secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, para um encontro com o conselho. No entanto, será apenas um momento de saudação, um primeiro contato com o grupo, o que não significa que o secretário vá integrá-lo.

Quanto a assuntos econômico-administrativos, padre Lombardi já adiantou que estes não estarão em pauta nas reuniões desses dias. Talvez o assunto seja abordado só em fevereiro, quando está prevista uma nova reunião para os dias 17 e 18 de fevereiro, às vésperas do consistório para criação de novos cardeais, que será realizado em 22 de fevereiro de 2014.

Padre Lombardi recordou que o conselho de cardeais foi idealizado pelo Papa cerca de um mês após o início de seu pontificado, sendo posteriormente formalizado. O objetivo é ajudar no governo da Igreja.

As primeiras reuniões do grupo aconteceram de 1 a 3 de outubro passado. Logo mais à tarde, entre 16h e 19h (horário em Roma), o Conselho volta a se reunir.

(Foto de capa: Arquivo - L'Osservatore Romano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário