segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“O Brasil ficará em meu coração”, declara Dom Lorenzo

“O Brasil ficará em meu coração”, declara Dom Lorenzo

Gracielle Reis
De Brasília


Canção Nova / DF
Membros da Canção Nova com Dom Lorenzo, no almoço de despedida, realizado no Santuário de São Francisco de Assis
Foram com estas saudosas palavras que o recém nomeado secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, expressou sua gratidão pelo quase 10 anos em que ficou como núncio apostólico no Brasil. Neste domingo, 5, Dom Lorenzo presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Brasília, um dos momentos que marca seus últimos dias em território brasileiro.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, entre elas o presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, além da participação de religiosos, seminaristas e dos fiéis leigos.

Durante a homilia, o secretário nomeado pelo Papa Bento XVI, ao recordar sua trajetória no país e ao falar de sua nova missão, destacou as palavras do Apóstolo Paulo da segunda leitura da Liturgia deste domingo, como um norte para a sua vocação e missão: “Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele” (1 Cor 9,22-23).

O presidente da CNBB, em nome de todo bispado brasileiro, também prestou sua homenagem a Dom Lorenzo. Em seu discurso, Dom Raymundo agradeceu o futuro membro do dicastério romano por todo “carinho e amizade” dedicados.

Dom Lorenzo fica no Brasil até o próximo sábado, 11, quando parte para Roma. Mas até lá, um outro importante compromisso assinala sua última semana no Brasil: nesta quinta-feira, 9, Dom Lorenzo lança o segundo volume de seu livro sobre o Acordo Brasil - Santa Sé, sendo desta vez, uma versão comentada por especialistas em Direito. O primeiro foi lançado em 2011, após a assinatura do Acordo entre o Papa e o então presidente de República, Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2008.

No dia 14 de fevereiro, o representante do Papa já assume sua nova missão como secretário da congregação vaticana, função esta que se estenderá por todo mundo, conforme explicou na celebração deste domingo.
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário