sábado, 11 de fevereiro de 2012

Em mensagem, dom Lorenzo Baldisseri se despede dos fiéis e do episcopado brasileiro


E-mailImprimirPDF
nuncio_interna1Dom Lorenzo Baldisseri, que esteve a frente da Nunciatura Apostólica no Brasil por nove anos, e que foi recentemente nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota de despedida em que agradece aos fiéis e aos bispos do Brasil por sua acolhida.

“Este foi para mim um tempo de rica e vasta experiência como Pastor e diplomata, ao permitir conhecer a geografia e a história do País, bem como a cultura e a profunda religiosidade do vosso povo”, diz um trecho da nota de dom Lorenzo.
Leia abaixo a íntegra da mensagem do novo secretário para a Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri:
Aos Excelentíssimos Senhores Arcebispos e Bispos do Brasil
Eminências e Excelências reverendíssimas,
Ao Concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o Episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato.
Este foi para mim um tempo de rica e vasta experiência como Pastor e diplomata, ao permitir conhecer a geografia e a história do País, bem como a cultura e a profunda religiosidade do vosso povo. Foi-me dado percorrer o território brasileiro em suas vastas dimensões, tendo visitado e encontrado os bispos e os fiéis de diversas dioceses. Pude pronunciar homilias, discursos e palestras, levando a doutrina e o Magistério da Igreja, encorajando Instituições, Movimentos e Pastorais confirmando o anúncio e o testemunho do Evangelho.
O contato humano, o trato com as pessoas, as calorosas acolhidas de que fui objeto, o entusiasmo de viver a fé e estendê-la aos demais marcaram o quadro da minha presença e estadia como Núncio Apostólico no Brasil, tornado possível o trabalho pastoral e diplomático, mais eficaz e profícuo.
Estou deixando o Brasil com o afeto de muitos, e a constatação de uma Igreja viva e dinâmica, dentro de uma sociedade em rápida evolução.
As relações com o Estado e o Governo, na minha condição de Núncio e Embaixador, estreitaram-se ainda mais com a concretização do Acordo Brasil - Santa Sé, constituindo-se como um instrumento jurídico que facilita ainda mais a colaboração de Igreja pela consecução do bem comum.
Ao agradecer a Deus por este tempo que me concedeu para cumprir minha missão no Brasil, e renovando a gratidão a todos os bispos pela comunhão, amizade e colaboração que me foi prestada, aproveito a oportunidade para enviar cordiais saudações, subscrevendo-me fraternalmente,
Dom Lorenzo Baldisseri
Secretário da Congregação para os Bispos
Fonte: www.cnbb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário