sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Angelus de Bento XVI - Epifania do Senhor - 06/01/2012

Angelus de Bento XVI - Epifania do Senhor - 06/01/2012

Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé



Angelus
Praça de São Pedro - Vaticano
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2012


Queridos irmãos e irmãs!


Celebramos hoje a solenidade da Epifania do Senhor. É uma festa muito antiga, que tem a sua origem no Oriente cristão e coloca em realce o mistério da manifestação de Jesus Cristo a todos os povos, representados pelos magos que foram adorar o Rei dos Judeus recém-nascido em Belém, como narra o Evangelho de Mateus (cf. 2,1-12). Aquela "luz nova" que se acendeu na noite de Natal (cf. Prefácio de Natal I), hoje, começa resplender no mundo, como sugere a imagem da estrela, um sinal celeste que atraiu a atenção dos Magos e guiou-os na sua viagem rumo à Judeia.

Todo o período do Natal e da Epifania é caracterizado pelo tema da luz, ligado também ao fato de que, no hemisfério norte, após o solstício de inverno, o dia volta a ser mais duradouro que a noite. Mas, para além da posição geográfica, para todos os povos vale a palavra de Cristo: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). Jesus é o sol aparecido no horizonte da humanidade para iluminar a existência pessoal de cada um de nós e para guiar-nos todos juntos rumo à meta da nossa peregrinação, rumo à terra da liberdade e da paz, em que viveremos para sempre em plena comunhão com Deus e entre nós.

O anúncio deste mistério de salvação foi confiado por Cristo à sua Igreja. "Isso - escreve São Paulo - foi revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas. A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho" (Ef 3,5-6). O convite que o profeta Isaías destinava à cidade santa de Jerusalém pode-se aplicar à Igreja: "Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina" (Is 60,1-2). É assim: o mundo, com todos os seus recursos, não é capaz de dar à humanidade a luz para orientar o seu caminho. Percebemos isso também em nossos dias: a civilização ocidental parece ter esquecido a orientação, navega à deriva. Mas a Igreja, graças à Palavra de Deus, vê através destas neblinas. Não possui soluções técnicas, mas tem o olhar voltado à meta, e oferece a luz do Evangelho a todos os homens de boa vontade, de toda a nação e cultura.

É esta também a missão dos Representantes Pontifícios junto aos Estados e Organizações internacionais. Exatamente nesta manhã tive a alegria de conferir a ordenação episcopal a dois novos Núncios Apostólicos. Confiemos à Virgem Maria o seu serviço e a obra da evangelização de toda a Igreja.





Ao final do Angelus, o Papa disse:
Queridos irmãos e irmãs,

estou feliz por dirigir as mais cordiais saudações às Igrejas Orientais que, segundo o calendário juliano, amanhã celebrarão o Santo Natal. Cada família e cada comunidade seja plena pela luz e pela paz de Cristo Salvador!

Recordo, além disso, que a Epifania é também a Jornada Missionária das Crianças, promovida pela Pontifícia Obra da Santa Infância. Crianças de todo o mundo, reunidas em grupos, formam-se em uma sensibilidade missionária e sustentam tantos projetos de solidariedade para os seus coetâneos.

Queridos meninos e meninas! O vosso coração esteja aberto ao mundo, da mesma forma como o coração de Jesus, mas estejais também atentos a quem vive ao vosso lado, sempre prontos a estender sua mão.
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário