domingo, 10 de julho de 2011

PALAVRA DO ARCEBISPO

Mariápolis 2011
Caríssimos irmãos e irmãs,

Depois de 34 anos, a nossa arquidiocese volta a sediar uma Mariápolis. Mas o que é isto? Para os que participam do Movimento dos Focolares já é algo bem conhecido. Mas, para os que não participam, e, depois de tantos anos, é algo totalmente desconhecido ou que somente se ouviu falar. Trata-se de uma das formas de testemunho pessoal e coletivo da proposta de vida, segundo o Evangelho, que o Movimento apresenta. São dias de recolhimento e aprofundamento da espiritualidade focolarina, vividos no amor recíproco e na unidade, a exemplo de Maria, que viveu em cada momento, não para si, mas para Deus. Daí a nomenclatura: “Mariápolis” - cidade de Maria. Uma cidade ideal. Na vida de milhares de pessoas, esta experiência levou a uma transformação profunda no modo de pensar, de sentir, de viver e de ser, levando à descoberta ou redescoberta do Deus Amor e à construção de uma nova sociedade.
O Movimento dos Focolares foi fundado em 1944, por Chiara Lubich, e é formado por padres, religiosos e religiosas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, famílias que atuam nos vários setores da sociedade, iluminando-os com o Evangelho, gerando comunidades e um novo estilo de vida, que tem como modelo a Família de Nazaré. O principal compromisso dos membros é viver radicalmente o mandamento do amor recíproco, para que se mantenha sempre viva, no mundo, a presença de Jesus. Diversas ramificações conquistam pessoas e concretizam este objetivo: Humanidade Nova, é a expressão de todo o Movimento no aspecto social; Famílias Novas, tem o objetivo de renovar a família, núcleo central da sociedade; Jovens para um Mundo unido, Movimento Juvenil para a Unidade, Movimento Sacerdotal, Movimento Paroquial, são outros rostos dos focolares que atuam na Igreja e que poderemos vislumbrar nestes dias intensos da realização desta Mariápolis entre nós. Afinal estamos recebendo cerca de 500 integrantes do Movimento, do nosso Rio Grande do Norte e, também, da Paraíba e do Ceará.
Desejamos que a reflexão e o aprofundamento do tema, “Um sim ao amor de Deus”, transforme vidas e gere comunidades que estejam dispostas à prática do amor fraterno. Bem vindos todos os focolarinos e demais participantes.
Que Deus os abençoe agora e sempre.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário