terça-feira, 28 de junho de 2011

Proximidade com Patriarcado é via para plena unidade, diz Papa

O Papa Bento XVI recebeu a delegação do Patriarca Ortodoxo de Constantinopla em sua tradicional visita a Roma
Por ocasião da solenidade dos Santos Pedro e Paulo, que acontece nesta quarta-feira, 29, uma delegação do Patriarca Ortodoxo de Constantinopla iniciou nesta terça-feira, 28, a tradicional visita a Roma. Nesta manhã eles foram recebidos pelo Papa Bento XVI.

“O Deus da paz esteja com todos vós!”, saudou Bento XVI, assim como São Paulo saudava aos apóstolos, que como salienta o Papa, “o Senhor Jesus conferiu a tarefa de ser testemunhas do Evangelho da Salvação”.

Os apóstolos, destaca o Pontifíce, cumpriram fielmente esta missão, testemunhando o sacrifício de Cristo Salvador e o amor por Deus Pai.

O Papa evidenciou que a participação da delegação ortodoxa nesta ocasião exprime a fraternidade que une a Igreja de Roma e o Patriarcado ecumênico.

“A íntima proximidade espiritual que experimentamos cada vez que nos encontramos é para mim motivo de profunda alegria e gratidão a Deus. Ao mesmo tempo, porém, a comunhão não completa que já nos une deve crescer até chegar a plena unidade visível”, salientou Bento XVI.

A amizade entre a Igreja de Roma e o Patriarcado é um vínculo solidamente fundado sobre a fé recebida do testemunho dos apóstolos.
E é justamente “com o testemunho comum da verdade do Evangelho que poderemos ajudar o homem do nosso tempo a encontrar a estrada que o conduz à Verdade”, enfatizou o Santo Padre.

O Papa salientou que a humanidade hoje passa por um período violento, onde mulheres e homens se sentem perdidos diante da indiferença e do egoísmo.

Bento XVI destacou também a alegria em ver o empenho do Patriarca Bartolomeu I na fundamentação da busca pela verdade, pela justiça e pela paz. O Beato João Paulo II – lembrou Bento XVI – convidou todos os irmãos cristãos a participar de uma jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz, que este ano acontecerá no dia 27 de outubro em Assis, Itália.

"Caminhar juntos sobre a estrada da cidade de São Francisco será o sinal da vontade de continuar a percorrer a via do diálogo e da fraternidade”, destacou o Pontífice.

Também o Patriarca de Constantinopla enviou, por meio de sua delegação, uma mensagem ao Papa, no qual expressa a própria alegria por este encontro anual no qual se celebra “Pedro, a pedra da fé e Paulo, o louvor do universo”.

Ao recordar o martírio e o testemunho de fé desses santos, Bartolomeu I felicitou Bento XVI pelos 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal que será comemorada também nesta quarta-feira.

Fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário