sexta-feira, 17 de junho de 2011

Palavra do Arcebispo -Santos Juninos

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
Caríssimos irmãos e irmãs,
Durante o mês de junho, especialmente na nossa Região do Nordeste do Brasil, as famílias se reúnem com grande alegria para celebrar os santos que adquiriram grande devoção popular.
Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo trazem consigo uma gama de histórias, tradições, folclore, religiosidade e fé.
Santo Antônio, nascido em Lisboa, no final do século XII, recebeu o nome de Fernando. Tendo ingressado primeiro na Ordem de Santo Agostinho, passou em seguida para a Ordem Franciscana onde se revelou um exímio pregador.
Tendo fixado residência em Pádua, na Itália, reformou a cidade, libertou da prisão os devedores e ajudou os pobres. Perto de sua morte aparece-lhe em sua cela a imagem do Menino Jesus o que explica que ele o traga nos braços.
São João era filho de Zacarias e Isabel e passou a ser chamado de Batista porque batizava as pessoas, tendo, inclusive, batizado o próprio Cristo que, por sinal, era seu primo e foi por ele consagrado como o último e maior dos profetas.
O seu nascimento é celebrado pelo povo com muita alegria. Cantos, danças, quermesses, fogueiras, fazem dessa festa uma das mais populares e queridas pelo povo.
São Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do Apóstolo André. Antes de ser Apóstolo era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com ele, pregando o Evangelho.
Escolhido pelo Cristo como primeiro chefe da Igreja, foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como o Mestre.
São Paulo, que antes de se encontrar com o Senhor chamava-se Saulo, era um perseguidor dos cristãos tendo inclusive auxiliado no martírio de Santo Estêvão. Na estrada de Damasco teve um encontro com o Cristo Ressuscitado que mudou radicalmente a sua vida.
Tornou-se Apóstolo e Pregador e fundou várias comunidades cristãs que foram se fortalecendo e formando a Igreja de Cristo fora dos limites da Judéia.
Que estes Santos de Deus intercedam pelo nosso povo concedendo a alegria serena e a paz necessária em nossos dias.
Deus nos abençoe hoje e sempre.
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário