quinta-feira, 16 de junho de 2011

Igreja celebrará festa do Corpo e Sangue de Cristo

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e todos os Padres da Arquidiocese celebrarão a solenidade de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 23 de junho, em horários que variam de paróquia para paróquia. Em cada uma delas haverá momentos de preparação dos fiéis para a celebração da solenidade litúrgica. A adoração ao Santíssimo Sacramento é uma das atividades que antecederão a solene celebração.

Dom Matias presidirá a celebração solene da Missa de Corpus Christi na Catedral
Foto: Cacilda Medeiros

Procissão de Corpus Christi, no Papódromo, em 2009, no Centenário da Diocese
de Nossa Senhora da Apresentação, dia 23, às 16 horas. Também concelebrarão o Pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha, e os vigários paroquiais, Pe. José Daniel Nunes e Helenildo Marques de Morais.

Na Catedral, a adoração ao Santíssimo Sacramento começará às 7 horas e prosseguirá até às 16 horas. Nesse período de tempo, vários grupos de fiéis, representando as pastorais, serviços e movimentos da paróquia, se revezarão na Adoração.

Depois da celebração, o Arcebispo Dom Matias, os padres e os fiéis sairão em procissão pelas ruas do centro de Natal, conduzindo o ostensório com o Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada. Sobre a procissão de Corpus Christi, o então Papa João Paulo II, em homilia proferida em 2000, disse: “Com humilde ufania, acompanharemos o Sacramento Eucarístico ao longo das ruas da cidade, ao lado dos edifícios onde o povo vive, se alegra e sofre; no meio dos negócios e escritórios nos quais se desenvolve a atividade cotidiana”.

Em muitas paróquias, tanto da capital quanto do interior, colocarão em prática uma tradição: confeccionar tapetes pelas ruas onde a procissão passará, usando materiais os mais diversos. Os tapetes apresentam símbolos litúrgicos, principalmente ligados à Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário